Manutenção dos Para-Raios:

Saiba como efetuar corretamente

Foto: Internet

Para raio R8 engenhariaObrigatório por lei em todo o país e regulamentada pela norma NBR 5419/15 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e de aterramento elétrico, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a instalação de Para-Raios no topo dos prédios tem o propósito de evitar que descargas elétricas atmosféricas (raio), que pode chegar a uma temperatura de 30 mil graus Celsius, cinco vezes mais elevada que a da superfície do sol, danifique a estrutura do edifício queimando equipamentos e podendo, inclusive, causar mortes.

Incidência de raios aumenta nas estações quentes

A primavera e o verão, estações mais quentes do ano, são o período onde se registra a maior incidência de descargas elétricas no país. Cerca de 90%, ou 50 milhões de raios que caem no Brasil são registrados nesse período. Somente entre os anos 2000 a 2014, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 1.790 pessoas morreram em decorrência de descargas elétricas. A cada 50 mortes por raio no mundo, uma acontece no Brasil.

Veja como cuidar do seu condomínio na temporada de chuva neste artigo.

Com toda essa incidência de raios a presença do para-raios nas edificações se torna indispensável.

O que é a Norma NBR 5419/15?

Apesar de existir uma Norma nacional em comum (NBR 5419/15), alguns estados possuem legislação própria. Como São Paulo, onde a lei obriga que qualquer edifício com mais de um andar possua um Para-Raios.

Atualização da norma

Desde 2015 a NBR5419 foi atualizada. Nesta edição, revisada e atualizada, uma das novidades é a necessidade de se fazer uma vistoria visual do equipamento a cada seis meses, além no número de descidas que conduzem a energia elétrica para as áreas mais baixas do edifício. Antes dessa atualização a recomendação era para que estivessem a cada 20 metros. Agora a recomendação passou a ser que sejam instaladas a cada 15 metros.

Manutenção do Para-Raios

Já que estamos no início da primavera aproveite para efetuar a manutenção dos Para-Raios em seu condomínio. É somente após a vistoria e adequações que o condomínio recebe atestado de responsabilidade técnica (ART) assinado pelo engenheiro. Confira como proceder em caso de manutenção do equipamento:

Para Raio manutenção

Periodicidade: depois de instalado de acordo com a NBR 5419/15, o para-raios deve ser vistoriado, por empresa especializada, anualmente. Na visita o engenheiro irá realizar uma medição ôhmica (resistência de aterramento) para avaliar se a descarga está ocorrendo corretamente.

Mastro: é onde se instala a luz do piloto cuja função é o de identificar a altura do prédio. É preciso ficar atento se ela não está queimada.

Caixa d’ água e antenas de TV por satélite: é necessário que esteja aterrada, pois é um ótimo condutor de eletricidade. As antenas de TV por satélite, já que são fixadas nos pontos mais altos dos edifícios, também precisam estar aterradas.  

Cabos e captores: também deverão passar por limpeza e troca em caso de oxidação ou quebra.

Em caso de incidência de raio: verificado que o sistema passou por uma descarga elétrica é necessária uma nova vistoria. Independentemente do tempo da última manutenção.

A R8 Engenharia conta com um time de profissionais qualificados e preparados para avaliar e assegurar sua edificação conforme a NBR 5419/15. Mantenha-se seguro e proteja seus condôminos de eventuais dores de cabeça.

Siga a R8 nas Redes Sociais

#r8engenharia #adequaçãoelétrica #adequaçãohidráulica #pinturapredial

Logo R8 Engenharia

R8 Engenharia & Pintura
Av. Luís Stamatis, 132 – CEP 02260-000
CNPJ: 23.160.467/0001-02

© R8 Engenharia – 2020

Pintura Predial | Restauração de Fachada | Adequações Elétricas | Adequações Hidráulicas

Logo 9vsk comunicação

Desenvolvido pela
9VSK Comunicação